Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Chico Buarque |
E que experiência incrível esse filme! É notável perceber que um filme de Tom, devia mesmo ser feito apenas de música. Músicas do mundo inteiro e de todas as tribos. Jobim é cantado e tocado no mundo todo! E o mais interessante é observar os olhos de quem está cantando ou tocando Tom Jobim... Dá para perceber o orgulho, a satisfação, a lealdade de estar musicando um verdadeiro rei.
O filme todo foi muito bem cuidado. Edição de imagens e sons são excelentes! Duração de 1 hora e 20 minutos... Juro que nem senti o tempo passar. Quando acabou, eu queria ficar ali, eu queria mais e mais!
Apesar da minha música preferida ser Wave, que aliás, no momento que tocou Wave eu entrei em êxtase, quase pulei da cadeira, rsrsrs!!! Outros dois momentos foram os que mais me marcaram. E antes de continuar, vale uma palinha nessa versão que gosto bastante, na voz de Marjorie Estiano:
Dois momentos, que na minha opinião, são as duas melhores e maiores cenas do filme-documentário: Tom e Frank Sinatra; e, Tom e Elis.
Sinatra dispensa apresentações. Com cigarro na mão, sentado no palco como se fosse o sofá da sua casa, ele canta com Jobim de uma forma tão íntima, com aquela voz absurdamente envolvente! É incrível! Fechei meus olhos por uns instantes e curti como se eu estivesse ao vivo no show... Que sensação! Com certeza um dos momentos mais fantásticos da música mundial (não é essa música que aparece no filme):
Segundo momento exuberante, e talvez o mais real e marcante: Elis Regina cantando "Águas de Março" com Tom num estúdio. Dessa vez fiquei com os olhos BEM abertos! Elis se divertia muito naquele momento, aliás, os dois! Foi um momento tão íntimo e verdadeiro... E o sorriso de Elis?? Simplesmente indescritível! Até hoje fico de boca aberta em como eles cantam essa música sem errar uma letrinha... E vale relembrar assistindo esse vídeo, que não é o que passa no filme, rs:
Tem que assistir para entender... Eu ainda fui acompanhada de um amigo músico (toca violão e teclado) e ele ficou babando ao ver os músicos deslizando seus dedos em melodias complexas enriquecendo a música de Tom! Para amantes de música, Jazz, MPB e Tom Jobim, este filme-documentário é a verdade sobre a importância da música para a alma.
O filme estreiou na última sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2012.
Site: http://www.amusicasegundotomjobim.com.br
Fan page: https://www.facebook.com/AMusicaSegundoTomJobim
Segue o trailer, que quando assisti fiquei arrepiada. O filme completo me deixou por completa com a cabeça nas nuvens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário